quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Atividades dos estudantes que participam do jornal Corujão

Jornal Corujão
Relatório da Aula do dia 05/09/12
            Na Oficina de Escrita do Jornal Corujão, de hoje, a Professora Daniela Elias trabalhou com o seguinte tema ‘’ Diferenças entre o Jornal e o Livro’’.
            Nessa aula, encontramos as seguintes diferenças entre o jornal e o livro: o jornal é grande e o livro é pequeno; a qualidade de papel do jornal é ruim e a do livro é de melhor qualidade; a numeração do jornal no canto superior direito já no livro pode aparecer em posições bastante diferentes; a edição do jornal custa caro; o jornal apresenta colunas e parágrafos e o livro apresenta parágrafos ou versos e estrofes; no jornal os títulos e autores são muitos, já no livro são poucos; o jornal tem muitas cores, fotos, gráficos, tabelas e desenhos, já no livro predomina somente as ilustrações; os assuntos tratados no jornal são variados e o livro, na maioria das vezes, apenas um só tema; a importância da primeira página do jornal é chamar à atenção do leitor; o jornal tem menos valor do que o livro, pois ele vale pela leitura daquele dia de publicação, no dia seguinte as notícias perdem o valor, já o conteúdo do livro dura anos e gerações, graças as edições revisadas. 
              Essas são algumas das diferenças entre o jornal e o livro.
Por Talita Dias de Melo.


Jornal Corujão
Relatório da Aula do dia 04/09/12
            No dia 4 de setembro de 2012, terça-feira, na Rádio Coruja, no quarto horário, a professora Daniela Elias começou a explicar as diferenças entre o jornal e o livro.
O Jornal é grande, com folhas de pouca qualidade, a numeração aparece sempre na parte superior da página, não há espaço em branco, pois custa caro; com colunas e linhas (parágrafos), há muitos títulos e autores, letras, cores, fotos, desenhos, gráficos e tabelas com vários assuntos; a primeira página de um jornal tem a função de atrair o/a leitor/a e informar a localização das notícias (índice), que possam interessar esse/a leitor/a; o jornal só tem valor naquele dia de publicação.
            Já o livro é pequeno, com qualidade de papel superior ao jornal, não há regras para numeração das páginas, há muitos espaços em branco, pois não tem tal preocupação; com parágrafos, verbos e estrofes, há poucos títulos e poucos autores, na maioria das vezes, muitos desenhos, ilustrações. Letras e cores, na maioria das vezes apenas um autor; a primeira página de um livro tem a função de atrair o/a leitor/a; o livro tem seu valor como apreciação litarária  e suas histórias atravessam gerações.
            Enfim, ao final da aula já estava sabendo todas as diferenças entre o jornal e o livro.
Por Thallys Cardoso 



Jornal Corujão
Relatório da Aula do dia 15/08/12

No dia 15-08-2012 , na Radio Coruja , tivemos uma aula para comparar um jornal com um livro.
Nossa professora , foi a Daniela , que nos ensinou as suas diferenças e igualdades.
          Geralmente, os livros são pequenos e o jornal maior.  O papel do jornal é mais fraco , amassa muito fácil e o do livro é um pouco mais duro e não amassa muito fácil ; Geralmente o livro tem a numeração em cima , mas tem outros que são em baixo ; O jornal tem a numeração em cima do lado direito ; no livro não tem espaços por causa dos parágrafos e o jornal tem quadrados que separam os textos em metades ; o jornal tem colunas dividindo os parágrafos e o livro não tem colunas mas tem as linhas para você escrever ; O livro só tem um titulo e um só autor , e o jornal tem vários títulos e autores ; o jornal é colorido e tem fotos das noticias e o livro é colorido e tem desenhos representando a historia ; o livro se trata de uma historia e o jornal de noticias sobre o mundo ; A capa do livro você separa para saber o titulo , o editor e o autor ;  o jornal tem a primeira pagina para saber as noticias melhor ; O livro não é descartável facilmente porque serve para a biblioteca e outras pessoas lerem , e o jornal você joga fora porque ele só vale um dia no outro não vale mais ;
Essas são as diferenças que eu aprendi sobre o livro e o jornal.

   Por Mateus Florêncio de Jesus

Jornal Corujão
Relatório da Aula do dia 10/08/12
            No dia 06 de junho, eu não estive presente na Oficina de Escrita do jornal , nossa professora Daniela também não, mas ela deixou a atividade com o professor Sérgio .
            Nessa atividade, o objetivo era levantar a diferença entre o jornal e o livro. Fiquei sabendo da atividade por uma amiga , e depois peguei a folha coma a professora .
            As diferenças que eu levantei foram que o jornal é grande e tem poucas paginas já o livro é pequeno com muitas paginas , podemos observar que o papel do livro é de melhor qualidade a numeração é diferenciada  , ela vem no cabeçalho e no livro ela vem mista , no livro há vários espaços em branco porque facilita a leitura no jornal já não tem pois há espaço em branco custa caro , o esquema de linhas também é diferente , porque o jornal é de cima para baixo da esquerda para direita e em colunas ,  já o livro da esquerda para direita , outra coisa que os diferencia é que no livro a poucos títulos ( subtítulos ) e normalmente é um autor , já no jornal há vários elementos tipográficos como : imagens e  no livro a poucos elementos tipográficos , jornal trata de vários assuntos já o livro trata normalmente de um , jornal tem a primeira pagina com o objetivo de prender à atenção , já no livro não . O jornal só tem valor algum, já o livro pode ser guardado em bibliotecas .
                        No dia 13 de agosto , fizemos a correção com a professora , infelizmente nessa aula só estávamos presente eu e a Amanda.
  - Por: Ludmila Aparecida Andrade Rodrigues 33E

Jornal Corujão
Carta .
Olá , Daniel !
            Estou mandando este bilhete para te perguntar se você acha mais importante a TV do que seus colegas , e os estudos ?
            Eu acho que você deveria deixar de lado um pouco a TV, porque você pode ter problemas como : dores de cabeça e outros problemas nos estudos .
            Portanto , tente esquecer um pouco a televisão pelo seus amigos !
Atenciosamente , Harrison Duani .
Jornal Corujão
Carta
Senhora Fabiana, bom dia!

            Venho por meio de bilhete te revindicar as melhorias dos banheiros.
            Nossos banheiros não tem espelhos, papel higiênico, descargas, e etc...
            Tudo bem que há alunos entre nós que não tem respeito e nem educação , mas nem todos são assim.
            Então por favor , providencie as melhorias o mais rápido possível .
Desde já, agradeço!
Daniel  Ferreira , 33B
E-MAIL
Prezado João Paulo,
Estou enviando o resumo da aula que você perdeu.
“No século XVIII para imprimir uma folha de jornal demorava horas”.
Antigamente quem poder era quem sabia ler e escrever e não quem tinha apenas dinheiro. Mas quem eram esses?
Eram os nobres e a Igreja.
Portanto, a imprensa cresceu e criou o jornal para todos aprenderem a escrever e a ler.”
Até logo, seu amigo Harrison Duani

RELATÓRIO
Analisamos, na oficina do Jornal Corujão, na Rádio Coruja, com a professora Daniela, no dia 04 de julho, as diferenças entre um jornal e um livro.
Analisamos que o jornal é grande e que o livro é pequeno devido ao número de páginas; um jornal tem menos páginas e suas folhas são maiores, já o livro tem mais páginas e folhas menores; a numeração das páginas do jornal fica na parte superior da página e a do livro varia a localização; no jornal há muitos espaços, pois os espaços são vendidos para propagandas, já no livro há muito espaços; no jornal os textos são em colunas e parágrafos, facilitando à leitura, no livro eles são parágrafos, versos, estrofes, capítulos, etc.; o jornal tem vários autores, já que são vários textos, o livro na maioria das vezes é escrito por um/a autor/a; um jornal chama à atenção por meio das chamadas (primeira página), o livro utiliza a capa; no jornal há muitas informações, temas atuais, o livro, na maioria das vezes, traz um assunto só, com temas gerais; no jornal há informações rápidas, que valem por um dia, já o livro traz informações que duram a vida inteira.
Assim, o jornal é feito para durar um ou dois dias, mas o livro é feito para durar anos, ou seja, jornal tem vida curta e o livro vida longa.
Caroliny Mendes Silva

RELATÓRIO
Na última aula fizemos uma comparação entre um jornal e um livro: suas partes, capa, primeira página, formatos, tamanho, etc.
Tivemos essa aula no dia 4 de julho de 2012, na Oficina de Escrita do Jornal Corujão, com a professora Daniela. Diferenciamos o jornal do livro em forma de quadro e pudemos perceber que o valor que damos pra um é diferente do valor que damos ao outro.
Cada um tem suas características distintas. Por exemplo, o tipo de papel usado na impressão do jornal é inferior ao que é usado na impressão do livro; a folha do jornal é mais pobre e a do livro mais resistente; as letras e títulos do jornal são maiores e bem coloridas, que as do livro,  chamando assim a nossa atenção; os valores atribuídos ao jornal são diferentes dos atribuídos ao livro. Eles têm importância diferente no dia-a-dia das pessoas.
William Augusto

RELATÓRIO

NO DIA 04/07/12, NA Rádio Coruja, tivemos Oficina de Escrita do Jornal Corujão com a professora Daniela.
Nessa aula comparamos as características dos dois.
A dimensão do jornal é grande; a qualidade do papel é inferior; há menos páginas e a numeração aparece no cabeçalho nos cantos; não há muitos espaços em branco, porque eles custam caro, já que o número de informações é grande; a apresentação dos textos no jornal é em forma de colunas e parágrafos, de cima para baixo, da esquerda para a direita, facilitando à leitura; há vários autores, o trabalho é coletivo e as publicações são diárias, semanais, mensais e até anuais; como há muitas informações, há a necessidade de destacá-las com cores, fotos, gráficos, etc., há muitas informações, pois o público é variado; a importância da primeira página é prender atenção do/a leitor/a através de notícias curtas; o jornal é consumido, suas informações valem pelo dia da publicação, tudo muda.
Já a dimensão do livro é compacta, pequena; a qualidade do papel é maior; há mais páginas, a localização da numeração varia de livro pra livro; há espaços em branco para facilitar à leitura, a apresentação   
 do livro é em linhas (frases, versos, estrofes, parágrafos, capítulos), da esquerda para a direita, de cima para baixo; na maioria das vezes é um/a autor/a, o trabalho é solitário; há ilustrações na capa e ás vezes no livro; há um assunto só na maioria dos livros; o livro é guardado em bibliotecas, pois também se baseiam em estudos.
Sendo assim, aprendemos a identificar tais pontos e assim ver o valor de cada um.
William Carvalho

Relatório da aula do dia 4 de julho de 2012
Na aula do dia 4 de julho, na oficina do Jornal Corujão, na Rádio Coruja, discutimos as diferenças entre o jornal e o livro.
Vimos que no jornal as dimensões são maiores; a qualidade do papel é baixa; a numeração é feita em cima; os espaços em branco separam as matérias; os textos são apresentados em colunas e se Le da esquerda para direita; de cima para baixo; o titulo serve para chamar atenção; o nome dos autores vem embaixo do texto; tem o propósito de persuadir e chamar as pessoas a ler, tendo um assunto variável; alem de ser preciso para ler só uma vez.
Já no livro, as dimensões são menores; a qualidade do papel é melhor e mais duradoura; a numeração é feita em baixo; os espaços em branco são menores; os textos são lidos de forma linear; o titulo serve para induzir á compra e o autor fica na capa; as cores servem para indicar a faixa etária; apresenta um só assunto; além de ser caro e poder ser lido varias vezes.
A principal característica em comum entre ambos é que os dois chamam atenção, e a principal diferença é a duração, já que o jornal é usado para qualquer coisa e rasga fácil e o livro é uma vez e guarda.
Por: Leticia batista -33 d