"Ler um jornal pela primeira vez é como entrar no cinema e encontrar o filme já com uma hora de exibição. Os jornais são como novelas. Para entendê-los é preciso conhecê-los; o melhor conhecimento é o fornecido pelo próprio jornal." Trata-se de oficinas de escrita com o objetivo de desenvolver a escrita de alunos com idade entre 11 a 14 anos sobre gêneros textuais jornalísticos. Tais oficinas acontecem no espaço conhecido como Rádio Coruja, na E. M. Glória Marques Diniz, Contagem, MG, Brasil.
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Relatório sobre a diferença entre o livro e o jornal
Jornal Corujão
Relatório da Aula do dia 05/09/12
Na oficina de escrita do Jornal Corujão, de hoje, a Professora Daniela trabalhou com o seguinte tema ‘’Diferença entre o Jornal e o Livro’’.
Nessa aula encontramos as seguintes diferenças entre o jornal e o livro: o jornal é grande e o livro é pequeno; a qualidade do papel do jornal é ruim e a do livro boa; a numeração do jornal é em cima, na ponta esquerda, e, no livro, em baixo na ponta esquerda; a edição do jornal custa caro; o jornal é caracterizado por parágrafos, o livro é caracterizado de parágrafos, versos e estrofes; no jornal os títulos e autores são muitos, já no livro são poucos; o jornal tem muitas cores, foto e desenhos, já no livro predomina uma só; os assuntos tratados no jornal são muitos e no livro um só; a importância da primeira página do jornal é chamar a atenção do leitor; o jornal tem menos valor do que o livro.
Essas são algumas das diferenças entre o jornal e o livro.
- Por: Talita Dias de Melo!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário